quarta-feira, 11 de outubro de 2017

Na contra capa | Reading list - Outubro

Outubro já nos bateu à porta há uns quantos dias - obrigada pela paciência quanto à falta de posts, eles voltarão à normalidade a partir de hoje (3 por semana) - e com ele uma nova Reading List.
Em Setembro, as minhas leituras não desiludiram, acrescentando três novos livros à prateleira "read" do Goodreads. O único que ficou por terminar foi "O Ano da Morte de Ricardo Reis", não por falta de tempo mas sim vagar. Não questionando a sua qualidade, o facto de ser um livro de leitura obrigatória estraga a minha experiência como leitora. Compreendo que o objetivo seja divulgar autores nacionais e incentivar à leitura, no entanto, não o faz e atrapalha os planos literários de qualquer bookworm  ( a Popuri, do blog Polyrhythm, escreveu um post interessante  acerca deste assunto). 
Assim, planeio que a obra de José Saramago acompanhe as minhas restantes leituras, incluindo as três que agendei para o primeiro mês de outono. 



"A Rapariga no Gelo" - Robert Bryndza
Este thriller foi comprado sem grande plano ou pesquisa acerca do plot. Posicionado entre outros best sellers da prateleira da Bertrand e uma indecisão desmedida, acabou por ser o livro escolhido. 
O corpo de uma jovem da alta sociedade londrina é encontrado num lago, debaixo de uma espessa camada de gelo. A detetive Erica Foster é colocada no caso e, lidando com os seus próprios fantasmas, trabalha arduamente para compreender os de Andrea. 
Foi o primeiro livro que terminei este mês e, ainda indecisa quanto à  escrita de uma review, posso dizer-vos que não compreendo o entusiasmo à volta deste policial. Contrariamente ao publico geral, não o achei emergente ou notoriamente original. Acabou por ser "mais um livro".


"A Rapariga que Roubava Livros" sempre despertou a minha curiosidade mas, após o apreço mostrado por uma amiga e os comentários regulares de uma booktuber acerca da obra, esta subiu para o topo da minha longa reading list.
Esta ficção histórica, passada durante a Segunda Guerra Mundial, é narrada pela Morte, que se cruza pela segunda vez com a nossa protagonista, Liesel, uma rapariga de nove anos com uma grande paixão pela leitura.
Este clássico altamente aclamado promete prender a minha atenção ao longo das próximas semanas.


"Caraval" - Stephanie Garber
"Caraval" é uma obra de fantasia, que me deixou curiosa no momento em que li a sinopse. 
Scarlett e Tella, duas irmãs, protegidas do mundo por um pai autoritário, nunca saíram da ilha onde habitam. Scarlett sonha ver o Caraval - uma performance anual, um jogo onde a audiência também participa - mas esse sonho é arrasado quando o pai a promete em casamento. Scarlett finalmente recebe o convite para assistir ao espetáculo, no entanto, quando chega com a irmã ao local, Tella é raptada pelo organizador do Caraval e Scarlett descobre que, este ano, o jogo é ganho pela primeira pessoa que encontrar a rapariga.

Estes são os meus planos para Outubro, companheiros de mantas e chás (caso o tempo me permita tal ousadia).
Quais são os vossos planos literários?
Curiosos com algum dos livros que mencionei?

4 comentários:

  1. Tenho imensa curiosidade em relação aos dois primeiros. Já o último, não conhecia, mas também me despertou interesse.
    Neste momento, estou a ler Equador. Depois pretendo pegar n' O Pintassilgo. Posteriormente, se possível ainda este mês, quero começar Madrugada Suja

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não conheço nenhum dos que mencionaste, tenho de ir pesquisar!
      Como disse, não fiquei com a melhor impressão d' "A Rapariga no Gelo", por outro lado, as trinta páginas que li d' "A Rapariga que Roubava Livros" encantaram-me

      Eliminar
  2. Eu nunca li o A Rapariga que Roubava Livros, mas vi o filme e adorei! Se se mantiver a ideia de que os livros são sempre melhores que os filmes, então deve ser mesmo fantástico :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda só li cerca de trinta páginas e já estou a adorar!

      Eliminar