quinta-feira, 21 de setembro de 2017

Na contra capa | 5 clássicos (e respetivas sentenças)



Tal como muitas outras histórias, esta começa com um simples sussurro de curiosidade. Foi ele que me empurrou para os clássicos, para essas histórias tão antigas e icónicas, que ainda inspiram os nossos contemporâneos.
Afinal, o que é um clássico da literatura?
Os resultados da minha pesquisa disseram-me que um verdadeiro clássico sobrevive ao maior dos inimigos, o tempo, não conhece a grande barreira do espaço e é apelativo a qualquer alma que saiba ler, ou seja, costuma ter como base temas que toquem o mais comum mortal: o amor, a morte, o ódio, a inquietação, e afins.
Para mim, este género literário brinda-nos com obras que, por mais antigas que sejam, influenciam (e continuarão a influenciar) gerações. Hoje, escrevo-vos sobre cinco dos clássicos que já li.




Saga: As Crónicas de Narnia - C. S. Lewis
Esta saga foi a minha primeira viajem de bicicleta sem rodinhas.
Deixando para trás os livros da Disney,  "Henrique o Terrível" e a carochinha, "O Sobrinho do Mágico" foi o livro que escolhi para me estrear na carreira de leitora a sério - de livros massudos e histórias grandiosas, tão apreciadas pelos outros bookworms da casa.
Escolhi-o por recomendação e por querer começar de forma leve a nova etapa da minha vida, de modo a que me aventurei no mundo de Narnia.
Narnia é este sítio espetacular com o poder de despertar o gosto pela fantasia e um grande sentimento de calor (não há como descrever de outra forma). 
Não era ou sou grande fã das adaptações cinematográficas mas recomendo os sete livros a quem pretender uma leitura fácil e rápida, recheada de aventura e encanto de um universo com muito para oferecer.



Com pouco (ou nenhum) esforço, "Orgulho e Preconceito" tornou-se um dos meus livros preferidos. Até o começar a ler - depois de ter visto o filme - pegar num romance parecia uma perda de tempo. No papel ou na televisão, torço sempre o nariz a obras focadas em histórias de amor, mas o clássico conquistou um lugar muito especial no meu coração, com personagens que nos fascinam mais um bocadinho a cada página virada e uma escrita emergente.
Leva-nos ao séc. XIX e relembra-nos de como as pessoas podem ser infinitamente mais do que aquilo que pintamos.



Quanto mais penso neste livro, mais encantada fico. 
Fez parte das minhas leituras de verão e tem vindo a crescer cada vez mais na minha consideração. 
Alice leva-nos a um mundo completamente novo e invulgar, que nos faz questionar muitos dos porquês da vida. Wonderland é, na minha opinião, uma metáfora fantástica para a realidade em que vivemos. Desperta em nós sentimentos contraditórios e, sobretudo, curiosidade, muito característica da protagonista. 
"Qual é a semelhança entre um corvo e uma escrivaninha?" é a pergunta perfeita, que nos ensina que nem todos os mistérios do mundo têm resposta e que as ideias mais improváveis estão abertas a discussão.
Esta obra teve o seu impacto.Sinceramente, ainda o estou a tentar compreender, dando por mim a refletir sobre o livro que terminei à já umas boas semanas.

(por enquanto)



Romeu e Julieta - William Shakespeare
"Romeu e Julieta" fez parte da minha Reading List de Setembro e, apesar de avisos prévios, não deixou de desiludir.
Continuo curiosa acerca do autor e "Hamlet" irá, definitivamente, ser lido num futuro próximo, mas esta obra, tão icónica, não me encheu as medidas. 
Há que ter em conta o estilo da época e a realidade social em que a história se insere. No entanto, não consegui ultrapassar as personagens pouco interessantes e a forma repentina como todos os acontecimentos se processaram. 
Apesar da minha opinião negativa,  gostaria de ver a peça encenada.




O Principezinho - Antoine de Saint-Exupéry
Outro clássico com um lugar especial na minha prateleira é "O Principezinho", querido para tantos leitores.
É um livro que tem muito para ensinar e que, com toda a simplicidade, nos faz querer ser mais e melhor.  
Quando o acabei, quis imediatamente rele-lo. Segundo dizem, cada leitura é uma nova experiência e estou ansiosa para passar pelas 96 páginas novamente.
Todo o fluxo da história, as características das personagens... O livro tem uma magia ímpar que nunca tivera experienciado.
Das obras desta lista, esta é, sem dúvida, aquela que recomendo mais vivamente, independentemente de idades, ideologias, gostos ou experiências vividas.


Qual é o vosso clássico favorito?
Qual é o próximo clássico da vossa to read list?
Que livros acham que se tornarão clássicos daqui a algumas décadas?

(Prometo que o próximo post não será sobre literatura)


8 comentários:

  1. Respostas
    1. Pride and Prejudice vale realmente a pena ler. É um livro fantástico, tenho a certeza que vais adorar!

      Eliminar
  2. O Principezinho e Orgulho e Preconceito são, sem dúvida, dos meus livros de eleição. São histórias cheias de ensinamentos, que nos prendem desde o início!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. P.S. Quero muito ler Alice no País das Maravilhas e Romeu e Julieta

      Eliminar
    2. A Alice no País das Maravilhas é um livro fantástico. Tal como os dois que referiste, está repleto de lições importantes (mesmo que escondidas) e encanta desde o início

      Eliminar
  3. Desses só não li o Orgulho e Preconceito e o da Alice (que ando mortinha para conseguir arranjar um para ler à muito tempo).
    Há classicos simplesmente fantasticos! E é incrivel como conseguem ter tanto tempo mas serem tão actuais!! :D
    Apaixona-me tanto isso!

    beijinhos
    Rafaela Borges || KnightLand ❤

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Orgulho e Preconceito é fantástico, não posso recomendar mais vivamente. Está cheio de lições importantes e sentimentos contagiantes.
      A Alice no País das Maravilhas dá muito que pensar. Entrega-nos a uma visão muito distorcida e real do mundo

      Eliminar
  4. O Principezinho devia ser lido por toda a gente pelo menos uma vez na vida! :)

    ResponderEliminar